Cientistas que analizaram os registros sísmicos em Israel e cujas conclusões publica International Geology afirmam ter determinado a data provável da morte de Jesus, assim como confirmado um sismo ocorrido durante o governo de Pilatos.
Jefferson Williams, da organização Supersonic Geophysical, e
Markus Schwabe Achim Brauer, do Centro de Investigação Geológica da Alemanha, compararam e cruzando os dados sísmicos registrados nos sedimentos da zona do Mar Morto com a informação sobre a morte de Jesús que contém os Evangelhos, junto com diferentes observações astronômicas.
O TERREMOTO DE JERUSALÉM
Williams explica que no capítulo 27 do Evangelho de Mateus se relata que quando Jesus estava morrendo na cruz, um terremoto sacudiu a zona, abrindo as tumbas e escurecendo o céu("Então Jesus, clamando outra vez com voz forte, entregou seu espírito. Nesse momento a cortina do templo se rasgou em dois, de acima até abaixo. A terra tremeu, as rochas se partiram e as tumbas se abriram").
Estudando a cronologia que ficou registrada nos sedimentos dos terremotos ocorridos na região do Mar Morto mostra que nesta zona, situada a uns 13 kilômetros ao sul de Jerusalém, sofreu um forte terremoto no ano 31 antes de nossa era, e
um segundo episódio sísmico entre o ano 26 e 36 d.C.
A época d
este segundo terremoto coincide com "os anos que Poncio Pilatos era procurador de Judéia, e por tanto podia ser o terremoto que menciona o Evangelho de Mateus" disse Williams.
Entretanto Williams e sua equipe não podem assegurar científicamente que este terremoto entre 26 e 36 dC fosse com total de segurança que relatam os Evangelhos depois da morte de Jesus.
O DIA DA CRUCIFICAÇÃO
"O dia da crucificação (Sexta-feira Santa) se conhece com um alto grau de precisão", disse. entretanto, o ano não ficou estabelecido com clareza. Mas tem pistas da data exacta da crucificação, disse Williams citando um artigo de Nature escrito por Colin Humphreys e Waddington Graeme.
Considerando os dados do calendário judeu e os cálculos astronômicos surgem um grupo de possíveis datas, das que a sexta-feira 3 de abril do ano 33 DC é com diferença a melhor opção, segundo os investigadores.
Williams está estudando outro acontecimento natural associado com a crucificação no relato dos Evangelhos. Se trata do período de escuridãoque mencionam três dos quatro evangelhos canônicos e que segundo estes apareceu desde o meio dia até as três da tarde, depois da morte de Jesus.
Pensa Williams que esta escuridão podía haver sido causado por uma tormenta de pó. Por isso Williams está investigando se existe amostras de tormentas de pó nos sedimentos que está estudando provenientes do terremoto de princípios de século durante o governo de Pilatos.
Se queres comentar ou