terça-feira, 28 de fevereiro de 2017   inicía sessão ou registrar-te
 
Protestante Digital
 
Flecha
 
 

Uma réplica da Arca de Noé à beira do río Rin

É o primeiro parque de atrações temático da Europa inspirado por um acontecimento bíblico.
ALEMANHA 16 DE AGOSTO DE 2011

Um barco de dimensões imponentes atracou em Rheinauhafen, um cêntrico e antigo porto de Colonia ao que um ambicioso projeto de regeneração urbanístico terminou dando usos múltiples em anos recentes.

Com uma área de 15,4 hectares, está instalado à beira do río Rin lugar ideal para que os navegantes do navío de 70 metros de comprimento e 13 de altura, deixem subir aos curiosos. Sem dúvida, não é um barco qualquer, já que se trata de uma reprodução da Arca de Noé.

RECRIAR CENAS DA BÍBLIA
Em outubro de 2010, o produtor de televisião, artista plástico e marionetista holandês Aad Peter terminou de construir uma réplica da Arca de Noé tal como está descrita na Bíblia, mas em proporção 1:2. Aos olhos de Peter, é o lugar perfeito para apresentar cenas da Palabra. “A Bíblia é um livro interessante. Inclusive para as pessoas que não estão familiarizadas com ela. Todos deveríam conhecer as histórias que alí se contam”, disse Peter. Por ser, a largura e comprimento de cuatro andares se reproduzen cenas da Bíblia, tanto do Velho Testamento como do Novo Testamento.

Em Genesis, a Biblia narra como Noé obedecendo a Deus construiu uma embarcação para salvar a sua familia e as espécies de animais do dilúvio universal. Por isso que na arca de Peter os visitantes se topam com uma miríade de animais ao abordá-la; os mais impressionantes são as girafas em tamanho natural.

Na maioria são animais de pelucia e se pode comprar na loja da arca. Depois de tudo, este projeto tem sido financiado completamente por Peter, sem o respaldo de nenhuma organização religiosa nem secular. Sua motivação tem sido sua própria fé cristã e a convicção de que seus semelhantes deveríam conhecer o conteúdo da Bíblia. “Este livro é parte da nossa identidad e de nossas raízes culturais”, comenta o arquiteto da nova Arca de Noé.

EXPERIÊNCIA INTERATIVA
Visitar o barco conduz a uma experiência interativa que começa com Adão e Eva. Resultam impressionantes as figuras de Adão e Eva no Paraíso, feitas de madeira, em tamanho natural, pela artista tcheca Michaela Bartonova. Também as de Davi e Golias. Os visitantes poden tomar uma funda e tentar matar ao mítico gigante com uma pedrada, como fez Davi. Tudo faz com que a visita nesta Arca de Noé seja uma contínua experiência interativa.

Peter não extranha que judeus, hindús, budistas, muçulmanos e membros de outras confissões visitem o barco com autentico interesse. “A história de Noé também está presente em outras religiões”, explica o holandês.“Eu me topei com muçulmanos que conhecen a história de Noé melhor que muitos cristãos”, acota Peter, quem se negou desde o princípio a envolver as Igrejas cristãs no projeto.

“É melhor para as Igrejas que não me deixem entrar porque, quando o faço, observo tudo com atenção e sou muito crítico”, admite este homem de 55 anos. A qual não quer dizer que tenha algo contra de que os representantes das Igrejas cristãs visitem sua arca.

Um dos que já esteve na Arca de Noé é Mathias Bonhoeffer, pastor evangélico de Bonn. Bonhoeffer descreveu o recorrido por esta Arca de Noé como uma experiência interessante –“sobre tudo para os jovens”–, apesar de ter destacado que “alguns lances teológicos não foram incluídos, e muito do que se mostra na exposição não concorda com o que está escrito na Bíblia”.
 

 


0
COMENTÁRIOS

    Se queres comentar ou

 



 
 
ESTÁS EM: - - Uma réplica da Arca de Noé à beira do río Rin
 
 
 
 
RECOMENDAÇÕES
 

Protestante Digital é um diário online gratuito que se financía por meio da publicidade e patrocinadores. Para apoiar nosso trabalho e poder seguir desenvolvendo esta atividade de uma maneira aberta aos leitores, você pode fazer uma doação mediante PayPal ou fazendo uma transferência bancaria (com o assunto: Doação Protestante Digital).

ES85 21000853530200278394
 
PATROCINADORES
 

 
AEE
PROTESTANTE DIGITAL FORMA PARTE DA: Alianza Evangélica Española
MEMBRO DE: Evangelical European Alliance (EEA) y World Evangelical Alliance (WEA)
 

As opiniões vertidas por nossos colaboradores se realizam a nível pessoal, podendo coincidir ou não com a postura da direção de Protestante Digital.