domingo, 16 de junho de 2019   inicía sessão ou registrar-te
 
Protestante Digital
 
Flecha
 
Estudo científico
 

Mens sana com dieta saudável para prevenir o Alzheimer

Um estudo apóia que uma dieta rica em vitaminas e omega 3 pode evitar o envelhecimento cerebral. A comida que não é saudável tem o efeito oposto.
ESTADOS UNIDOS 06 DE JANEIRO DE 2012

É necessário continuar com as investigações, científicos de Estados Unidos deram um importante passo na investigação sobre como proteger ao cérebro do encolhimento associado a idade e especialmente à doença de Alzheimer.



Os investigadores da Universidade de Saúde e Ciência de Oregon, em Portland, o Centro Médico de Portland e a Universidade do Estado de Oregon, em Corvallis, confirmam a recomendação de comer uma dieta balanceada com muitas frutas e verduras, não fumar, exercitar-se e controlar a pressão arterial e o colesterol para reduzir o risco da doença.



Os especialistas estudaram a mais de 100 idosos saudáveis e encontraram que os que tinham altos níveis de vitaminas e ácidos gordos omega 3 no sangue mostraram menos encolhimento cerebral e melhores capacidades mentais. Os indivíduos com altos níveis de gordura tiveram pior puntuação nas provas mentais e mais encolhimento cerebral típico da doença de Alzheimer.



NUTRIENTES NO SANGUE

O estudo se baseia nos nutrientes no sangue e não somente em questionários para analisar a dieta que consome um indivíduo. Os investigadores tomaram amostras de sangue de 104 pessoas com uma idade na média de 87 anos com poucos riscos conhecidos de sofrer Alzheimer.



Encontraram que os que tinham mais vitaminas B, C, D e E no sangue tiveram melhores pontuações em provas de memória e raciocínio. As pessoas com níveis mais altos de ácidos gordos omega 3 - os que se encontram principalmente no pescado azul, nozes e outros frutos secos- também mostraram resultados altos.



Porém as piores pontuações se viram entre os que tinham níveis mais altos de gorduras trans no sangue. As gorduras trans se encontram geralmente nos alimentos processados, como bolos, biscoitos e comidas fritas.



Posteriormente os investigadores submeteram a 42 participantes a tomografias do cérebro. Encontraram que os indivíduos com níveis altos de vitaminas e de omega 3 no sangue tinham um maior volume cerebral que aqueles com altos níveis de gorduras trans.



DIETA PREVENTIVA

"Estes resultados devem ser confirmados, mas obviamente é muito emocionante pensar que a gente pode potencialmente evitar que seu cérebro se encolha e se mantenha uma boa capacidade mental se ajustar sua dieta" expressa o professor Gene Bowman da Universidade de Saúde e Ciência de Oregon.

Por sua parte, a professora Maret Traber, da Universidade do Estado de Oregon mostram que "as vitaminas e nutrientes que obtemos dos alimentos, consumindo uma variedade de frutas, verduras e pescados, podem se medir com biomarcadores no sangue".



"Creio firmemente que estes nutrientes tem um forte potencial de proteger a nosso cérebro e de fazer que funcione melhor" acrescenta.



SEGUIR INVESTIGANDO

O doutor Simon Ridley, da organização Alzheimer Research Uk, expressa que "um ponto forte desta investigação é que analizou os nutrientes no sangue das pessoas". "É importante notar que este estudo analizou a um pequeno grupo de pessoas com poucos riscos de Alhzheimer, e não investigou se desenvolveu a doença em uma etapa posterior".



Acrescenta o expecialista que "tem uma clara necessidade de contar com evidências conclusivas sobre o efeito da dieta em nosso risco de Alzheimer, a qual só poderá obter-se com um estudo de grande escala e longo prazo".
 

 


0
COMENTÁRIOS

    Se queres comentar ou

 



 
 
ESTÁS EM: - - Mens sana com dieta saudável para prevenir o Alzheimer
 
 
 
 
RECOMENDAÇÕES
 

Protestante Digital é um diário online gratuito que se financía por meio da publicidade e patrocinadores. Para apoiar nosso trabalho e poder seguir desenvolvendo esta atividade de uma maneira aberta aos leitores, você pode fazer uma doação mediante PayPal ou fazendo uma transferência bancaria (com o assunto: Doação Protestante Digital).

ES85 21000853530200278394
 
PATROCINADORES
 

 
AEE
PROTESTANTE DIGITAL FORMA PARTE DA: Alianza Evangélica Española
MEMBRO DE: Evangelical European Alliance (EEA) y World Evangelical Alliance (WEA)
 

As opiniões vertidas por nossos colaboradores se realizam a nível pessoal, podendo coincidir ou não com a postura da direção de Protestante Digital.