sábado, 17 de agosto de 2019   inicía sessão ou registrar-te
 
Protestante Digital
 
Flecha
 
 
SIGA-NOS EN
  • Twitter
  • Facebook
 

Newsletter
Newsletter, recebe todas as notícias em tua bandeja de entrada
 
 
 
 

ENCUESTA
Encuesta cerrada. Número de votos: 0
VER MÁS ENCUESTAS
 



Inicía seu segundo mandato
 

Obama usará as biblias de Lincoln e Luther King em sua investidura

Na tomada de posse porá sua mão sobre as Biblias de dois cristãos evangélicos que simbolizam a abolição da escravatura e a luta do Movimento pelos Direitos Civis.
WASHINGTON, EEUU 12 DE JANEIRO DE 2013

No próximo dia 21 de janeiro, Barack Obama tomará posse como presidente de EEUU por segunda vez. Desta vez, jurará guardar a Constituição com sua mão posta não sobre uma Biblia, senão duas. À Biblia de Abraham Lincoln, que já foi protagonista em 2009, se une agora a de Martin Luther King.


O giro no protocolo tem especial significado porque no dia 21 de janeiro coincidirá com o Dia no que se honra a líder de Movimento pelo Direito Civil, em EEUU. Fará 50 anos, em 1963, Luther King deu o discurso articulado ao redor de seu famoso “I had a dream” (em castelhano, “Tenho tido um sonho”), precisamente no Memorial de Abraham Lincoln.



A eleição desta segunda Biblia é muito intencional. A luta pela igualdade real em EEEUU origina-se em Abraham Lincoln, que aboliu a escravatura no país faz 150 anos, mas teve outro segundo grande salto adiante com o movimento pelo Direito Civil que liderou Luther King faz 50 anos e que se tem materializado muito visivelmente com a eleição do primeiro presidente de origem africana, Barack Obama, em 2008.



Os organizadores da celebração formal que iniciará o segundo mandato de Obama têm explicado que ainda não sabem muitos detalhes sobre como se vai introduzir a mudança de protocolo. Mas sim dão por fato que ambas estarão juntas, baixo a mão esquerda do presidente, enquanto levantará a direita, como é tradicional.



UMA BÍBLIA PARA PREPARAR PREGAÇÕES

Os filhos de Luther King têm explicado que a Biblia que se vai usar é uma que esse teólogo e pastor batista tinha em seus inícios, um tipo de “Biblia viajante”, que levava sempre consigo e que usava para preparar as pregações ou alguns de seus discursos reivindicativos.



O exemplar está marcado em muitas páginas com comentários do próprio Luther King, com anotações com diferentes datas. A primeira delas, maio de 1954, que foi quando deu sua primeira pregação na Igreja Batista de Dexter Avenue, em Montgomery (estado de Alabama).



“Sabemos que nosso pai estaria profundamente comovido ao ver que o presidente Obama tomasse posse usando sua Bíblia”, têm acrescentado os herdeiros, em um comunicado. “Esta Bíblia inspirou-lhe enquanto lutava pela liberdade, a justiça e a igualdade, e esperamos que seja uma fonte de força para o presidente agora que começa seu segundo mandato”, acrescentam.



OBAMA DA ESPAÇO AO SIMBOLISMO

A Biblia de Lincoln, por sua vez, usou-a Obama já em 2009, quando tomou posse como presidente pela primeira vez. O gesto teve já um impacto grande então, já que não se tinha usado este exemplar desde 1861, quando o próprio Lincoln jurou seu cargo sobre ela.



Outro detalhe que se difundiu agora é que em uma cerimónia familiar, na própria Casa Branca, Obama voltará a prometer seu cargo, e desta vez com uma Biblia de sua esposa Michelle Obama.



UMA TRADIÇÃO QUE NÃO É OBRIGATÓRIA

Não existe nenhum requerimento constitucional que peça que a Bíblia seja incorporada na tomada de posse do presidente. Foi George Washington quem tomou a iniciativa o 30 de abril de 1789, em Nova York. A partir de sua tomada de posse, a Bíblia tem estado presente.



De fato, nem sequer é a primeira vez na que se usam duas bíblias. Harry Truman, Dwight Eisenhower e Richard Nixon já provaram esta fórmula.



Em algumas ocasiões jurou-se o cargo sobre a Biblia aberta em algum texto concreto. Foi o caso de George W. Bush, que colocou sua mão sobre o versículo de Isaías 40:31: “Os que esperam no Senhor terão novas forças, levantarão asas como águias, correrão e não cansar-se-ão, caminharão e não fatigar-se-ão”.
 

 


0
COMENTÁRIOS

    Se queres comentar ou

 



 
 
ESTÁS EM: - - Obama usará as biblias de Lincoln e Luther King em sua investidura
 
 
 
 
RECOMENDAÇÕES
 

Protestante Digital é um diário online gratuito que se financía por meio da publicidade e patrocinadores. Para apoiar nosso trabalho e poder seguir desenvolvendo esta atividade de uma maneira aberta aos leitores, você pode fazer uma doação mediante PayPal ou fazendo uma transferência bancaria (com o assunto: Doação Protestante Digital).

ES85 21000853530200278394
 
PATROCINADORES
 

 
AEE
PROTESTANTE DIGITAL FORMA PARTE DA: Alianza Evangélica Española
MEMBRO DE: Evangelical European Alliance (EEA) y World Evangelical Alliance (WEA)
 

As opiniões vertidas por nossos colaboradores se realizam a nível pessoal, podendo coincidir ou não com a postura da direção de Protestante Digital.