quinta-feira, 17 de agosto de 2017   inicía sessão ou registrar-te
 
Protestante Digital
 
Flecha
 
 
SIGA-NOS EN
  • Twitter
  • Facebook
 

Newsletter
Newsletter, recebe todas as notícias em tua bandeja de entrada
 
 
 
 

ENCUESTA
Encuesta cerrada. Número de votos: 0
VER MÁS ENCUESTAS
 



México
 

Prendem indígena evangélico em Chiapas por não render culto aos mortos

Autoridades de San Juan Chamula detiveram a Juan López Pérez, “por não respeitar os costumes” ao se negar a colocar um altar aos mortos neste passado 2 de novembro.
MÉXICO 11 DE NOVEMBRO DE 2012

Autoridades de San Juan Chamula, em San Cristóbal das Casas, detiveram ao indígena evangélico Juan López Pérez por negar-se a colocar um altar aos mortos nos primeiros dias de novembro como marca a tradição local de usos ou costumes, denunciou o pastor Esdras Alonso González.



Numa entrevista disse que o indígena tzotzil, de fé protestante, foi detido na passada quarta-feira na comunidade da Janela, onde reside, situada quase nos limites com San Cristóbal, e depois transladado ao cárcere localizado na cabeceira, onde permanecia nesta quinta-feira.



“A família informou-nos que as autoridades lhe disseram que deverá de permanecer 48 horas no cárcere por não respeitar os costumes, além de que pôr realizar trabalhos de limpeza no povo como castigo”, aseveró.



Acrescentou que a acusação na contramão do evangélico, quem pertence à Igreja Renovada Presbiteriana, “é que se negou a participar na festa do Dia de mortos ao não colocar um altar”.



“As autoridades devem de respeitar suas crenças porque não há uma lei que o obrigue a pôr um altar aos mortos nem a participar nas celebrações dos católicos tradicionalistas se não quer”, expressou.



Comentou também que até esta quinta-feira as autoridades não tinham notificado à família se além de permanecer no cárcere 48 horas e realizar trabalhos diversos “para que se discipline”, López Pérez será multado, como se acostuma.



PETIÇÃO DE INTERVENÇÃO Às AUTORIDADES

Frizou que os familiares de López Pérez interpuseram esta madrugada diante a Promotoria de Justiça Especializada em Assuntos Indígenas uma demanda penal por privação ilegal da liberdade.



“Estamos a exigir que as autoridades de San Juan Chamula o libertem ou se há delito que perseguir que o ponham a disposição de um agente do Ministério Público”, manifestou Alonso González.



Afirmou que ha vários anos não se tinham apresentado atos de intolerância religiosa como o anterior em San Juan Chamuala, mas ao que parece as novas autoridades municipais que tomaram posse em primeiro de outubro passado “vêm com outra atitude”.
 

 


0
COMENTÁRIOS

    Se queres comentar ou

 



 
 
ESTÁS EM: - - Prendem indígena evangélico em Chiapas por não render culto aos mortos
 
 
 
 
RECOMENDAÇÕES
 

Protestante Digital é um diário online gratuito que se financía por meio da publicidade e patrocinadores. Para apoiar nosso trabalho e poder seguir desenvolvendo esta atividade de uma maneira aberta aos leitores, você pode fazer uma doação mediante PayPal ou fazendo uma transferência bancaria (com o assunto: Doação Protestante Digital).

ES85 21000853530200278394
 
PATROCINADORES
 

 
AEE
PROTESTANTE DIGITAL FORMA PARTE DA: Alianza Evangélica Española
MEMBRO DE: Evangelical European Alliance (EEA) y World Evangelical Alliance (WEA)
 

As opiniões vertidas por nossos colaboradores se realizam a nível pessoal, podendo coincidir ou não com a postura da direção de Protestante Digital.