terça-feira, 18 de junho de 2019   inicía sessão ou registrar-te
 
Protestante Digital
 
Flecha
 
 
SIGA-NOS EN
  • Twitter
  • Facebook
 

Newsletter
Newsletter, recebe todas as notícias em tua bandeja de entrada
 
 
 
 

ENCUESTA
Encuesta cerrada. Número de votos: 0
VER MÁS ENCUESTAS
 



São Francisco (EEUU)
 

Ao menos sete mortos depois de um tiroteio em uma universidade evangélica de Oakland

Sete pessoas foram assassinadas nesta segunda-feira em um tiroteio em uma universidade cristã evangélica de Califórnia fundada por um pastor coreano. A polícia deteve o agressor.
EEUU 03 DE ABRIL DE 2012

O assalto aconteceu na Universidade Oikos, um pequeno centro com uma centena de estudantes que oferece cursos de materias relacionadas com a teología, a música, a enfermagem e a medicina oriental, segundo sua página oficial, e cujo objetivo é a formação de líderes bem preparados para a Igreja evangélica coreana-americana.



A faculdade se encontra em Oakland, a 20 kilômetros de São Francisco e em uma comunidade com uma forte presença de imigração da China e Coréia.Uns 35 estudantes estavam nesta segunda-feira nas classes do pequeno centro universitário privado, do total de cerca de uma centena que estão matriculados.



O presidente da Universidade, Jonging Kim, é também pastor de uma Igreja coreana protestante multicultural na zona. Fundou o centro a uma década.



Este é o incidente mais grave dos últimos meses em um campus universitário nos Estados Unidos. O último acontecido foi no mês de dezembro, quando duas pessoas foram assassinadas em um tiroteio em Virgínia Tech, a Universidade traumatizada pela matança de 32 pessoas em 2007.



O ASSASSINO

Pelas 10.30 da manhã, o assassino entrou em uma sala de aula de Enfermagem, dentro de um dos edifícios no campus, e se colocou a disparar. Se tratava de One Goh, um coreano de 43 anos.



Havia sido estudante na Universidade, mas levava meses sem aparecer. Pediu a seus antigos companheiros que se pusessem contra a parede, tirou uma pistola, disparou a um aluno no peito e atacou depois ao resto de jóvens aterrorizados.
One Goh, ao que um companheiro na Universidade de Oikos descreve como "um pouco raro", não mostra nenhum historial criminal. Nasceu em Coréia, se nacionalizou estadounidense e estudou Enfermagem durante alguns meses em Oikos e deixou o programa de estudos.
"Tinha cara de louco todo o tempo. Não sabíamos o longe que ia chegar", contou uma jovem ferida em um braço, uma das testemunhas. Outra estudante ligou para seu marido desde a classe para que avisasse a polícía e assegurou que o assassino estava disparando também na porta fechada de sua classe.
Depois que o agressor saiu, os jóvens feridos pediram ajuda na rua, segundo várias testemunhas. "Escutei disparos. Uma mulher saiu correndo com um braço ensanguentado", contou Brian Snow, uma das testemunhas. A mulher gritava, "me dispararam, me dispararam".



Não se sabe ainda se o assassino foi expulso ou deixou a faculdade de maneira voluntária, segundo o presidente da Universidade, Jonging Kim.O pastor assegurou que escutou uns trinta disparos. "Fiquei no escritório", explicou ao 'Oakland Tribune', imitando o som do tiroteio.



RETRASO NA AJUDA

Os agentes tardaram em chegar ao campus, já que a primeira chamada de alerta não chegou até passados 20 minutos desde o início do tiroteio. Quando se chegaram, o assassino havia escapado do campus.



A detenção foi um par de horas depois em um centro comercial de Alameda, uma ilha em frente de Oakland. Os agentes não descartaram, em princípio, que tivesse algum outro assassino solto e desalojaram com cuidado aos estudantes, escondidos em armários e classes fechadas. Alguns foram evacuados em carros brindados.
 

 


0
COMENTÁRIOS

    Se queres comentar ou

 



 
 
ESTÁS EM: - - Ao menos sete mortos depois de um tiroteio em uma universidade evangélica de Oakland
 
 
 
 
RECOMENDAÇÕES
 

Protestante Digital é um diário online gratuito que se financía por meio da publicidade e patrocinadores. Para apoiar nosso trabalho e poder seguir desenvolvendo esta atividade de uma maneira aberta aos leitores, você pode fazer uma doação mediante PayPal ou fazendo uma transferência bancaria (com o assunto: Doação Protestante Digital).

ES85 21000853530200278394
 
PATROCINADORES
 

 
AEE
PROTESTANTE DIGITAL FORMA PARTE DA: Alianza Evangélica Española
MEMBRO DE: Evangelical European Alliance (EEA) y World Evangelical Alliance (WEA)
 

As opiniões vertidas por nossos colaboradores se realizam a nível pessoal, podendo coincidir ou não com a postura da direção de Protestante Digital.