segunda-feira, 18 de dezembro de 2017   inicía sessão ou registrar-te
 
Protestante Digital
 
Flecha
 
 
SIGA-NOS EN
  • Twitter
  • Facebook
 

Newsletter
Newsletter, recebe todas as notícias em tua bandeja de entrada
 
 
 
 

ENCUESTA
Encuesta cerrada. Número de votos: 0
VER MÁS ENCUESTAS
 



Igreja
5
 

Pastores LGBT pressionam à Igreja Metodista para que os reconheça

111 líderes da Igreja Metodista Unida de EEUU assinam uma carta pedindo seu total reconhecimento na semana que celebram sua sínodo.

PORTLAND 11 DE MAIO DE 2016 19:13 h
Igreja metodista eeuu homossexuais Uma igreja metodista em EEUU a favor do movimento homossexual.

Numa carta aberta à Igreja Metodista Unida dos Estados Unidos (UMC), 111 líderes da denominação (a maioria pastores locais) identificam-se como pessoas “lesbianas, Gays, Bisexuais, Trans, Queer e Intersexuais”.



Na segunda-feira, um dia antes do começo da Conferência Geral da UMC em Portland (Oregon), o Reconciling Ministries Network publicou a carta, com um grande impacto na denominação e recebendo uma ampla cobertura mediática.



A conferência celebra-se a cada quatro anos e “pode revisar o regulamento da igreja, bem como adoptar resoluções em assuntos morais, sociais e econômicos. Também se aprovam os orçamentos e programas da igreja a nível nacional”, explicam desde a UMC.



 



PASTORES LGBT: “NOS CONDENAM DESDE O PÚLPITO”



A carta acusa à denominação metodista de “ter-nos exigido não nos entregar por completo ao ministério, dado que temos que ocultar nossa visão sobre a orientação sexual e identidade de gênero”.



Acrescentam que “não se pode legislar contra o chamado de Deus. A questão LGBTQI não pode resolver desde uma legislação restritiva, e sim vendo às pessoas como feitas à imagem de Deus e sendo bem-vindas na comunidade de fé”.



As dúzias de líderes LGBTI que assinam a carta também fazem referência a “os jovens” nas igrejas metodistas que “estão em risco de suicido mais alto que seus pares, em parte, devido à condenação que escutam desde os púlpitos e bancos de suas igrejas”.



“Querida igreja –continua a misiva- oramos por vocês, pelos próximos dias. Que todos sejamos surpreendidos pelo Espírito que continua soprando nova vida de formas inesperadas”.



O grupo que assina a carta espera que seu “singelo plano” se adopte na assembleia geral. Para isso, pedem que “se suprimam os mandatos a nível institucional que proibem a igualdade de trato às pessoas LGBT que são telefonemas ao ministério ordenado”.



Assim mesmo o grupo promotor anima às igrejas e líderes metodistas a “abrir suas igrejas para celebrar casamentos entre pessoas do mesmo sexo”.



 



REAÇÃO INSTITUCIONAL



Num comunicado enviado a Christian Today, o presidente do Concilio de Bispos da UMC, Warner Brown Jr., disse: “A Igreja Metodista Unida afirma que as pessoas têm um valor sagrado e damos as boas-vindas a todas as pessoas a nossas congregaciones. A legislação posterior à Conferência Geral considerará a postura da denominação com respeito à classificação de pastores que se identifiquem como gays, lesbianas, bisexuales, transsexuais e outras orientações”.



 



OUTROS CASOS: EPISCOPAL, PCUSA



A pressão para mudar a definição cristã de casal e redefinir a ética sexual não é nova nos movimentos protestantes em Estados Unidos.



Em janeiro, a Comunhão Anglicana suspendeu a Igreja Episcopal dos Estados Unidos depois de aclarar que “a mudança em seu canon sobre o casal é um desvio fundamental da fé ensinada e sustentada pela maioria de nossas províncias anglicanas com respeito à doutrina do casal”.



Também a Igreja Presbiteriana (PCUSA) passou por un debate similar, que ha supôs uma escision entre as igrejas que apoiam o casal homossexual e o ordenamento de pastores em uniões homossexuais, e aquelas que têm mantido a doutrina tradicional sobre casal e ética sexual.


 

 


0
COMENTÁRIOS

    Se queres comentar ou

 



 
 
ESTÁS EM: - - Pastores LGBT pressionam à Igreja Metodista para que os reconheça
 
 
 
 
RECOMENDAÇÕES
 

Protestante Digital é um diário online gratuito que se financía por meio da publicidade e patrocinadores. Para apoiar nosso trabalho e poder seguir desenvolvendo esta atividade de uma maneira aberta aos leitores, você pode fazer uma doação mediante PayPal ou fazendo uma transferência bancaria (com o assunto: Doação Protestante Digital).

ES85 21000853530200278394
 
PATROCINADORES
 

 
AEE
PROTESTANTE DIGITAL FORMA PARTE DA: Alianza Evangélica Española
MEMBRO DE: Evangelical European Alliance (EEA) y World Evangelical Alliance (WEA)
 

As opiniões vertidas por nossos colaboradores se realizam a nível pessoal, podendo coincidir ou não com a postura da direção de Protestante Digital.