terça-feira, 18 de junho de 2019   inicía sessão ou registrar-te
 
Protestante Digital
 
Flecha
 
 
SIGA-NOS EN
  • Twitter
  • Facebook
 

Newsletter
Newsletter, recebe todas as notícias em tua bandeja de entrada
 
 
 
 

ENCUESTA
Encuesta cerrada. Número de votos: 0
VER MÁS ENCUESTAS
 



Índice Global de Terrorismo
4
 

O terrorismo de Boko Haram, mais mortífero que o Daesh

O grupo yihadista que opera em Nigéria provocou 6.644 vítimas mortais em 2014 e centenas de milhares de pessoas deslocadas.

24 DE NOVEMBRO DE 2015 13:44 h
 nigeria Um menino carregando seus pertences fugindo de Boko Haram, em 2013. / Open Doors

A ameaça terrorista tem crescido a nível global no mundo e não é só uma impressão subjetiva ou mediática, e sim que o confirmam as cifras do Índice de Terrorismo Global publicado pelo Institute For Economics & Peace neste mês de novembro, que compara o efeito do terrorismo nos últimos vinte e cinco anos.



Segundo as estatísticas, entre o 2013 e o 2014 tem tido um aumento de 80% no número de vítimas mortais causadas por ataques terroristas. É “o incremento mais alto que se registrou nunca” num período de doze meses, explica o relatório.



O 78% das mortes, que foram ao todo 32.685, se produziram em só cinco países, os quais lideram o índice de violência terrorista: Iraque, Nigéria, Afeganistão, Paquistão e Síria.



 



NIGÉRIA: INCREMENTO SEM PRECEDENTES



O país no que mais aumentaram os ataques terroristas foi em Nigéria, onde opera o grupo yihadista Boko Haram, a quem se lhe atribuem em 2014 um total de 6.644 vítimas mortais.



Apesar de que o exército nigeriano lidera uma ofensiva militar e de resgate de refens, suas ações violentas mostram que sua derrota ainda se vislumbra longínqua.



 



Nigéria é o país no que mais se incrementaram as mortes por terrorismo.



Com uma ideología que pretende imponer a “sharia” -a ley islâmica- este grupo armado opôs-se às autoridades nigerianas e de outros países próximos à fronteira nordeste do país, como Chade, Níger ou Camarões.



Seus ataques são indiscriminados –ainda que com maior violência para com los cristãos- o que provocou a fuga de centenas de milhares de pessoas de suas casas.



Nas últimas semanas o grupo tem segado vidas com atentados nos que utilizam a meninas portando cinturões com bombas en mercados ou outros lugares concorridos em diferentes pontos de Nigeria.



Em 2014, a Aliança Evangélica Espanhola emitiu um comunicado pedindo ao Governo espanhol que defendesse a vida, a liberdade religiosa e de consciência dos nigerianos ante as ações de Boko Haram.



 



DADOS DE INTERESSE



O Índice de Terrorismo Global contribui muitos mais dados. Por exemplo, que se deu um aumento do número de países que têm sofrido um atentado terrorista, ou que apesar da crescente ameaça, as mortes por homicídios superam com crescimento -até mais treze vezes- às vítimas por terrorismo.



Segundo o relatório, os atentados terroristas produzem-se principalmente em países envolvidos em conflitos violentos. Leste tem sido o caso do 88 por cento de todos os ataques terroristas nos últimos 25 anos.



Todos os dados do informe se pode consultar nesta página web interativa.


 

 


0
COMENTÁRIOS

    Se queres comentar ou

 



 
 
ESTÁS EM: - - O terrorismo de Boko Haram, mais mortífero que o Daesh
 
 
 
 
RECOMENDAÇÕES
 

Protestante Digital é um diário online gratuito que se financía por meio da publicidade e patrocinadores. Para apoiar nosso trabalho e poder seguir desenvolvendo esta atividade de uma maneira aberta aos leitores, você pode fazer uma doação mediante PayPal ou fazendo uma transferência bancaria (com o assunto: Doação Protestante Digital).

ES85 21000853530200278394
 
PATROCINADORES
 

 
AEE
PROTESTANTE DIGITAL FORMA PARTE DA: Alianza Evangélica Española
MEMBRO DE: Evangelical European Alliance (EEA) y World Evangelical Alliance (WEA)
 

As opiniões vertidas por nossos colaboradores se realizam a nível pessoal, podendo coincidir ou não com a postura da direção de Protestante Digital.