quinta-feira, 26 de abril de 2018   inicía sessão ou registrar-te
 
Protestante Digital
 
Flecha
 
 
SIGA-NOS EN
  • Twitter
  • Facebook
 

Newsletter
Newsletter, recebe todas as notícias em tua bandeja de entrada
 
 
 
 

ENCUESTA
Encuesta cerrada. Número de votos: 0
VER MÁS ENCUESTAS
 



Perseguição
 

Aumenta a intolerância a cristãos em Índia

Os cristãos em Nova Delhi estão a protestar depois de ser vítimas de vários episódios hostis nas últimas semanas.

FONTES Morning Star News NOVA DELHI 10 DE DEZEMBRO DE 2014 14:13 h
Cristianos se manifiestan en India ante el último ataque a iglesias. / Morning Star News

Ainda que os cristãos em Índia desfrutam de liberdade religiosa, nas últimas semanas o incremento de hostilidades tem feito que a comunidade cristã esteja a promover atos de protesto.



Vários líderes eclesiastes têm assinado um documento dirigido às autoridades depois de presenciar três incidentes em Nova Delhi, cidade na que os cristãos não estão acostumados a sofrer este tipo de ataques, que sim se produzem em outras regiões mais rurais do país.



Um dos edifícios da igreja maior na archidiócesis de Delhi, a igreja de San Sebastián, foi incendiado na manhã do 1 de dezembro.



“Encontraram todo queimado na madrugada da segunda-feira pela manhã”, disse John Dayal, secretário geral do All Índia Christian Council. “A congregação da igreja tinha estado no edifício no domingo anterior, dando as boas-vindas ao tempo de Advento”.



Segundo o pastor Vijayesh Lal, director nacional da Comissão de Liberdade Religiosa da Aliança Evangélica da Índia, o incêndio foi provocado. “Queimada foi tão completa que não fica nada, excepto a estrutura externa”, expressou, para depois assegurar que “tinha cheiro a querosene em toda a igreja”.



Segundo estes líderes cristãos, a resposta policial foi laxa.



 



MILHARES DE CRISTÃOS PROTESTAM



Mais de 3.000 pessoas juntaram-se, de forma improvisada, para mostrar sua repulsa a este ato de violência, numa vigília realizada essa mesma noite.



No dia seguinte, milhares de cristãos de diversas confissões e denominações saíram para protestar. Mais de 5.000 pessoas rodearam a sede da polícia, bloqueando o tráfico durante uma hora, em sinal de protesto e angústia. Os manifestantes cantaram hinos e corearam: “Queremos justiça”.



Mais tarde, uma delegação de líderes cristãos também se reuniu com o Vice-governador de Delhi, Najeeb Jung, quem assegurou à delegação da “tolerância zero contra a violência dirigida e comunal na capital do país”.



 



TENDENCIA TOLERADA POR AUTORIDADES



Outros episódios violentos sofreram-se em outras regiões, pelo que os cristãos também se manifestaram em protesto, em cidades como Chhattisgarh, Nagaland, Punjab e Madhya Pradesh. Neste último, o passado 30 de novembro uma igreja evangélica foi atacada por uns 40 extremistas indianos.



“Os incidentes em Delhi têm que ser vistos como parte de um panorama mais amplo”, disse Lal, da Comissão de Liberdade Religiosa da Aliança Evangélica em Índia. “Aos cristãos em Bastar, Chhattisgarh tem-se-lhes negado a comida, golpeado, e o culto proibiu-se em mais de 50 povos, através de regulamentos frívolos que são contrários ao espírito da Constituição da Índia”.



“Também há relatórios de Karnataka, Assam, Tamil Nadu e Maharashtra, onde os cristãos têm sido branco de ataques”, disse. “Os acontecimentos em Delhi são simplesmente uma continuação da violência contra os cristãos levada a cabo com impunidade por determinados grupos que estão valentes pelo silêncio do atual governo no tema da violência contra as minorias”, concluiu Vijayesh Lal.


 

 


0
COMENTÁRIOS

    Se queres comentar ou

 



 
 
ESTÁS EM: - - Aumenta a intolerância a cristãos em Índia
 
 
 
 
RECOMENDAÇÕES
 

Protestante Digital é um diário online gratuito que se financía por meio da publicidade e patrocinadores. Para apoiar nosso trabalho e poder seguir desenvolvendo esta atividade de uma maneira aberta aos leitores, você pode fazer uma doação mediante PayPal ou fazendo uma transferência bancaria (com o assunto: Doação Protestante Digital).

ES85 21000853530200278394
 
PATROCINADORES
 

 
AEE
PROTESTANTE DIGITAL FORMA PARTE DA: Alianza Evangélica Española
MEMBRO DE: Evangelical European Alliance (EEA) y World Evangelical Alliance (WEA)
 

As opiniões vertidas por nossos colaboradores se realizam a nível pessoal, podendo coincidir ou não com a postura da direção de Protestante Digital.