quarta-feira, 19 de dezembro de 2018   inicía sessão ou registrar-te
 
Protestante Digital
 
Flecha
 
 
SIGA-NOS EN
  • Twitter
  • Facebook
 

Newsletter
Newsletter, recebe todas as notícias em tua bandeja de entrada
 
 
 
 

ENCUESTA
Encuesta cerrada. Número de votos: 0
VER MÁS ENCUESTAS
 



Arqueología
3
 

Encontram uma cidade que poderia ser Sodoma

Descobertos depois de dez anos de escavações no Vale do Jordão, a evidência arqueológica dos restos indica que aquela enorme cidade da Idade de Bronze teve um brusco final.

Jerusalem 12 DE OUTUBRO DE 2015 13:00 h
King Talal, Jerash Vista do alto de O-Hammam. montículo prominente no vale

Uma equipe de arqueólogos afirma ter descoberto os restos da que poderia ser a cidade de Sodoma. Estes achados arrojariam ademais luz sobre a Idade de Bronze e sobre como as cidades-estados se formaram no período compreendido entre os anos 3.500 e 1.540 a.C.



A descoberta, se confirmada, seria de suma importância para a arqueologia.



A que poderia ser a cidade de Sodoma, célebre pelo relato bíblico, foi descoberta por arqueólogos estado-unidenses no sul de Jordânia. A equipe, dirigida pelo professor Steve Collins da Universidade Trinity de Novo México, assim o afirmou depois de ter trabalhado durante dez anos em escavações do projeto chamado Tall o-Hammam, no Vale do Jordão, informa Popular Archaeology.



"A equipe de arqueólogos tem desenterrado uma mina de ouro de uma monumental e antiga estrutura revelando uma cidade-estado que dataria da Idade de Bronze, e que dominou a região do sul de Jordânia no Vale do Jordão", afirmou Collins, que procurou a localização do lugar baseando nos dados e referências do texto bíblico.



Agregou que "a maioria dos mapas arqueológicos da zona estavam em alvo" antes de seus trabalhos ali. "O que temos em nossas mãos é uma importante cidade-estado que era desconhecida pelos eruditos antes de começar nosso projeto" conclui.



 



CARACTERÍSTICAS DA CIDADE



O lugar, segundo os arqueólogos, tem dois estratos, uma parte inferior e uma cidade alta. Ademais a cidade possui um muro de 10 metros de alto fato com tijolos de barro. Também há portas, torres e uma praça central.



"Foi uma missão enorme, que requereu milhões de tijolos e, obviamente, um grande número de trabalhadores", sustentou Collins.Assim mesmo, a evidência de torres e portas, junto com algumas outras peças descobertas indicam que as fortificações da Idade de Bronze eram bem mais resistentes do que se pensava.



A evidência arqueológica também indica que a vida da cidade chegou a um brusco desastre final. Os restos escavados mostram que se produziu na Idade de Bronze o apogeo da cidade para ter, no entanto, um final repentino e inexplicável para o final da Idade do Bronze que fez que esta antiga cidade se convertesse num páramo durante séculos.



Fragmentos de cerâmica recuperados acreditam a exposição a níveis muito altos de temperatura, muito superiores ao que caberia esperar de um incendio ou um forno, algo que pode ser um indício do que ocorreu .Collins tem proposto a hipótese de que poderia ter sido resultado de uma 'explosão no ar ", como a de um meteorito. Algo similar já se documentou que ocorreu em Mesopotamia ao redor de 2200 aC.



O resultado é que não  teve na zona nenhuma forma de vida durante um período de 700 anos.



Segundo o Antigo Testamento da Biblia, esta cidade junto a Gomorra, estava associada a uma grande maldade e pecados dos homens, e por isso foi castigada e destruída por Deus enviando uma 'chuva de fogo e enchofre' que destruiu completamente a cidade.



 



Mais informação:  Fazendo caso à história da cidade de Sodoma.


 

 


0
COMENTÁRIOS

    Se queres comentar ou

 



 
 
ESTÁS EM: - - Encontram uma cidade que poderia ser Sodoma
 
 
 
 
RECOMENDAÇÕES
 

Protestante Digital é um diário online gratuito que se financía por meio da publicidade e patrocinadores. Para apoiar nosso trabalho e poder seguir desenvolvendo esta atividade de uma maneira aberta aos leitores, você pode fazer uma doação mediante PayPal ou fazendo uma transferência bancaria (com o assunto: Doação Protestante Digital).

ES85 21000853530200278394
 
PATROCINADORES
 

 
AEE
PROTESTANTE DIGITAL FORMA PARTE DA: Alianza Evangélica Española
MEMBRO DE: Evangelical European Alliance (EEA) y World Evangelical Alliance (WEA)
 

As opiniões vertidas por nossos colaboradores se realizam a nível pessoal, podendo coincidir ou não com a postura da direção de Protestante Digital.