sexta-feira, 14 de dezembro de 2018   inicía sessão ou registrar-te
 
Protestante Digital
 
Flecha
 
 

O terrorista e fundamentalista cristão

Ainda estamos todos chocados com o que aconteceu em Oslo.
23 DE JULHO DE 2011

Dois atentados consecutivos que chegam a um país que desde a Segunda Guerra Mundial não havía experimentado uma matança parecida.

Ainda que se fale de um suposto assassino, tudo aponta a que é o jovem de 32 anos detido, o norueguês Anders Behring.

Várias idéias se cruzam com as recentes imágens de corpos e vidas destruidas como fundo.

Nenhum país está livre do flagelo da violência terrorista, e este pode vir de qualquer ideología política ou social. Este tipo de violência e de loucuras nunca concertam nada e pelo contrário destroem quase tudo. Que…

Outro aspecto veio romper inclusive esta reflexão lineal: o suposto assassino se define em suposto perfil do facebook como cristão.

Somente este ponto foi suficiênte para que os meios de comunicação falem de umcristão fundamentalistacomo o autor dos crimes.

Não sabemos se será confirmado que é um cristão desde o ponto de vista social, protestante o católico. Sabemos que ainda que fosse assim, seguiríamos condenando com todas nossas forças sua atuação terrivel.

Além disto,queremos deixar novamente outras reflexões em torno deste feito. Profundamente, o cristianismo não é uma etiqueta social, e sim é uma essência no mais íntimo do ser humano; e que é incompativel com atos conscientes como o ocorrido.

Segundo, que se confirme ou não, muitos meios que falem de umfundamentalista cristãoem sua precipitação demonstram que desejam que isto ocorra, ou o usam como afirmam descaradamente.Se algum motivo teve este atentado não pode ser o religioso. Uma forma de comunicação irresponsável e que sem dúvida se pode titular deterrorismo mediático, que pretende favorecer e fazer estalar a idéia de que a religião é o problema que impede a convivência e a paz (a passos, sigamos o mesmo raciocínio quando se julga a totalidade de pessoas de qualquer religião pelos atos de um ou outro que atuam afirmando pertencer a essa religião).

Finalmente, concluir que ser cristão é seguir a Cristo, aquele que sofreu sobre si mesmo as contradições, errores e culpas dos demais sem responder com a violência, sem reagir com maldade, e oferecendo o melhor exemplo de como lhe seguir. A Ele nos voltamos, notamos e reconhecemos por encima de etiquetas, instituções, religiões e ideologias. Ocristianismo é Cristo mesmo; e Ele foi baleado e executado na sexta-feira 22 de junho em Oslo por alguém que (caso de confirmar-se sua atribuição religiosa) paradoxicamente fazia pelo seu nome.
 

 


0
COMENTÁRIOS

    Se queres comentar ou

 



 
 
ESTÁS EM: - - O terrorista e fundamentalista cristão
 
 
 
 
RECOMENDAÇÕES
 

Protestante Digital é um diário online gratuito que se financía por meio da publicidade e patrocinadores. Para apoiar nosso trabalho e poder seguir desenvolvendo esta atividade de uma maneira aberta aos leitores, você pode fazer uma doação mediante PayPal ou fazendo uma transferência bancaria (com o assunto: Doação Protestante Digital).

ES85 21000853530200278394
 
PATROCINADORES
 

 
AEE
PROTESTANTE DIGITAL FORMA PARTE DA: Alianza Evangélica Española
MEMBRO DE: Evangelical European Alliance (EEA) y World Evangelical Alliance (WEA)
 

As opiniões vertidas por nossos colaboradores se realizam a nível pessoal, podendo coincidir ou não com a postura da direção de Protestante Digital.