sexta-feira, 15 de dezembro de 2017   inicía sessão ou registrar-te
 
Protestante Digital
 

 
 
SIGA-NOS EN
  • Twitter
  • Facebook
 

Newsletter
Newsletter, recebe todas as notícias em tua bandeja de entrada
 
 
 

ENCUESTA
Encuesta cerrada. Número de votos: 0
VER MÁS ENCUESTAS
 



 

Se o Espirito Santo age, não temos culto racional?

Romanos 12:1-2 “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
ATITUDE AUTOR Fernando Heise 23 DE SETEMBRO DE 2012

Como se perdeu o significado do “culto” nos dias de hoje, ou o que hoje seria o culto racional? Pra uns é uma obrigação, para outros é um entretenimento, para outros ainda é à busca de solução para os problemas pessoais, ou uma tradição de família.


Fico pensando como era o culto da Igreja Primitiva, pelos relatos dos Apóstolos, às cartas de Paulo as Igrejas... Eram cheios de vida, sinceridade, amor, cheios da manifestação da glória de Deus, conversão de almas, milagres e prodígios, e principalmente a presença de Deus. Você pode achar estranho eu falar que havia a presença de Deus, mas a Igreja Primitiva e os Verdadeiros Adoradores prezam a presença dele, pois o culto é para Ele.


Com o passar dos anos e dos tempos racionalizamos com nossas mentes liturgias, formas e fôrmas como padrão de culto. A religiosidade tomou conta das igrejas, cultuamos a Deus somente com nossa mente, pois foi essa a formação que tivemos. É incrível como nós não somos acostumados com a presença e a glória de Deus, realmente não somos acostumados com o sobrenatural de Deus. Fui grandemente impactado com essa verdade. E diante desses fatos temos mudado nossas ministrações, o culto é para Deus e não para os “Homens”.


Já ouvi absurdos dentro das igrejas como: “Sabe, orei e não é que Deus respondeu!”, como estamos acostumados com as migalhas que caem da mesa onde está o banquete em que Deus nos convida. Devemos parar de racionalizar as coisas de Deus! Veja bem, não sou extremista, vamos fazer com ordem e decência e com equilíbrio. Mas não impedirmos a manifestação de Deus.


Quero analisar esses versículos com vocês (Romanos 12:1-2)
Sacrifício vivo= Entregar a vida inteiramente a Deus. Em nossa língua a palavra sacrifício significa: oferecer, abrir mão de, desprezar uma coisa para dar realce a outra, dedicar-se, renuncia. Santo e Agradável a Deus= Estilo de vida – O cultuar em coletivo deve ser a expressão e consequência de sua vida cotidiana.

Que é o vosso culto racional= (transformai-vos pela renovação de vossa mente) para experimentar, se quisermos experimentar, qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.


O que é então esse culto racional? Vamos analisar sob duas óticas:

Para os Homens:

a) É aquele que usa a razão ou faz conforme ela (razão é a faculdade de avaliar e julgar).
I Coríntios 2:13-14 “as quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais. Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. “

Para Deus:

a) É loucura para os homens (orarmos, ajoelharmos, aplaudirmos, dançarmos).
I Coríntios 1:18-25 “Porque a palavra da cruz é deveras loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, e aniquilarei a sabedoria o entendimento dos entendidos. Onde está o sábio? Onde o escriba? Onde o questionador deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto como na sabedoria de Deus o mundo pela sua sabedoria não conheceu a Deus, aprouve a Deus salvar pela loucura da pregação os que crêem. Pois, enquanto os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria, nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos, mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte que os homens.“

b) É feito com a sabedoria que vem do alto.
I Coríntios 2:6-7 “Na verdade, entre os perfeitos falamos sabedoria, não, porém a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que estão sendo reduzidos a nada; mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, que esteve oculta, a qual Deus preordenou antes dos séculos para nossa glória;”.

c) É nos fazermos de loucos para os homens, nos entregando ao controle do Espírito Santo.
I Coríntios 3:18-20 “ Ninguém se engane a si mesmo; se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para se tornar sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia; e outra vez: O Senhor conhece as cogitações dos sábios, que são vãs.”

d) É nos lançarmos na graça divina, Mergulhando na presença de Deus.
Romanos 5:2 “por quem obtivemos também nosso acesso pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus.”.
Efésios 1:6 “para o louvor da glória da sua graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado;”.
Salmos 86:15 “Mas tu, Senhor, és um Deus compassivo e benigno, longânimo, e abundante em graça e em fidelidade.”
II Coríntios 1:12 “Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que em santidade e sinceridade de Deus, não em sabedoria carnal, mas na graça de Deus, temos vivido no mundo.”
Isaías 55:8-9 - “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.”


Deus está à procura de adoradores, pessoas que O adorem verdadeiramente, com intimidade e entregando-se ao Espírito Santo, independentemente do que para nós possa parecer loucura. O verdadeiro Culto Racional é dirigido por Deus!


Vamos quebrar as tradições, vamos louvar a Deus com nossa mente, mas também com nosso espírito, cantarmos com nossa mente, mas também com nosso espírito, já disse o apostolo Paulo. Vamos experimentar as maravilhas que Deus tem reservado pela sua presença e glória, reveladas a nós através de um CULTO RACIONAL.
 

 


0
COMENTÁRIOS

    Se queres comentar ou

 



 
 
ESTÁS EM: - - - Se o Espirito Santo age, não temos culto racional?
 
 
 
 
RECOMENDAÇÕES
 

Protestante Digital é um diário online gratuito que se financía por meio da publicidade e patrocinadores. Para apoiar nosso trabalho e poder seguir desenvolvendo esta atividade de uma maneira aberta aos leitores, você pode fazer uma doação mediante PayPal ou fazendo uma transferência bancaria (com o assunto: Doação Protestante Digital).

ES85 21000853530200278394
 
PATROCINADORES
 

 
AEE
PROTESTANTE DIGITAL FORMA PARTE DA: Alianza Evangélica Española
MEMBRO DE: Evangelical European Alliance (EEA) y World Evangelical Alliance (WEA)
 

As opiniões vertidas por nossos colaboradores se realizam a nível pessoal, podendo coincidir ou não com a postura da direção de Protestante Digital.