sexta-feira, 28 de abril de 2017   inicía sessão ou registrar-te
 
Protestante Digital
 

 
 
SIGA-NOS EN
  • Twitter
  • Facebook
 

Newsletter
Newsletter, recebe todas as notícias em tua bandeja de entrada
 
 
 

ENCUESTA
Encuesta cerrada. Número de votos: 0
VER MÁS ENCUESTAS
 



 

A Importância da Fé para a Construção Social da Pessoa

A pessoa/individuo tem uma personalidade. Mas que definição vou usar para personalidade???
ATITUDE AUTOR Fernando Heise 18 DE MARçO DE 2012

Pois bem, essa palavrinha “personalidade” vem de persona (latim) tendo origem na “máscara” das personagens do teatro grego e resume-se como o autor/ator da própria história. E o que gostaria de trabalhar neste texto é a personalidade das pessoas e como ajudar a construir seu caráter e o que a fé tem a ver com isso e vamos começar fazendo algumas ilustrações interessantes.

O compositor e músico brasileiro Cazuza, já falecido, escreve uma canção intitulada“Ideologia”e no seu refrão está assim:“Meus heróis morreram de overdose, meus inimigos estão no poder, ideologia eu quero uma pra viver”. Com base nisso podemos ter uma ideia do que se passava em sua cabeça naquela época (década 80).
Certamente ele queria fazer uma espécie de mudança em relação à sua volta, em relação ao governo, enfim o meio em que ele vive. Pode-se deduzir que esses“heróis” eram famosos cantores musicais em que Cazuza se espelhava. Ele estava talvez saturado com o meio que vivia, pensava sempre nas mesmas coisas, fazia sempre as mesmas coisas, e talvez ele quisesse mudar isso, fazer uma espécie de revolução por isso então ele diz que quer uma ideologia para viver. Baseando-se também no filme que retrata a vida de Cazuza, podemos imaginar que ele tinha problemas familiares, tomava bastante bebida alcoólica e usava drogas também, além de seus relacionamentos bissexuais. Mas ele não queria procurar nenhuma ajuda psicológica, ou médica, era muito teimoso.“Eu não vou pagar a conta do analista” (frase da segunda estrofe da música “Ideologia”).


Uma outra frase desta mesma canção é interessante. Diz assim: “Pois aquele garoto que ia mudar o mundo agora assiste a tudo em cima do muro”. Aqui cremos que está explicito que a pessoa estava disposta realmente a fazer ou criar uma nova ideologia, fazer uma mudança relacionada a algo, mas parece que se desmotiva e prefere apenas ver o “mundo” à sua volta ficar o mesmo, permanecer na “mesmice”. Por outras palavras, olhando tudo acontecer a sua volta e não fazer nada para mudar. Isso nos leva a pensar que tipo de fé pessoas assim tem. Que caráter e exemplo podem ser?


Tem um texto que li na faculdade de Teologia que se chamava “Colapso das Regras” e lembrei-me da falta de estrutura que precisa ter com a família e também com as pessoas. É realmente uma desestrutura psicológica, talvez traumas que possam agravar a situação. Pais que não têm controle sobre seus filhos, filhos que fazem o que querem a hora que bem entendem. Não podemos afirmar que existam famílias perfeitas, sem erros. Mesmo a família sendo cristã ela pode ter problemas dentro dela mesmo. Os filhos têm como referência seus pais, o modo como eles se tratam, como tratam os colegas, parentes etc. Como querem que os filhos, por exemplo, sejam educados se os próprios pais não são educados com eles e quem sabe até com outras pessoas? Tem que haver um equilíbrio sólido na base senão o pilar cai.


Quem muito bem desempenhou esse papel e que teve esse equilíbrio que tantos de nós queremos foi Jesus Cristo. Cremos que nossa fé tem que ser n´Ele para podermos construir um caráter forte, saudável e equilibrado em todas as áreas de nossa vida.

Quero comentar um pouco de “Estamira”, um filme produzido aqui no Brasil e que foi filmado na região do Rio de Janeiro em meados de 2002. Um filme com cenas fortes e uma linguagem “comum” brasileira e um pouco torpe. Este filme retrata a história de uma mulher com cerca de sessenta anos chamada Estamira que vive em uma casinha humilde e que sempre vai até ao “lixão” tentar resgatar algumas coisas que pode se usar. Mas não pára por aí. Ela sofre de graves problemas psicológicos e distúrbios.


Teve uma infância sofrida, veio de família simples e também sofria abusos sexuais. Foi crescendo e casou-se com um italiano. Durante um período de doze anos ela viveu razoavelmente bem em termos de padrão de vida. Teve dois filhos com esse italiano e após esse tempo ela separou-se dele porque este estava traindo ela com outra mulher. Ela acabou tendo uma outra filha, resultado de um estupro, mas esta filha não foi criada por ela. Estamira só começou a ter contato com esta filha mais nova depois que ela já era de maior. Pensamos que isto teve muito haver com o estado mental de Estamira estar com distúrbios
Uma coisa interessante também é quando seu filho mais velho a visitava ele sempre lia alguns trechos da Bíblia (ele era adventista). A reação de Estamira era de pura raiva. Ela zombava de Deus, falava palavrões, palavras torpes e tratava mal seu filho, o insultava também. Analisando esta perspectiva, pensamos que ela associava todos seus problemas passados, tudo aquilo que de ruim lhe ocorrera a Deus. E outra coisa interessante é que Estamira era uma mulher inteligente, culta, com alguma bagagem cultural devido a estilo de vida que vivera antes de se divorciar.Uma mulher que tinha praticamente tudo e agora está no fundo do poço como diz uma expressão popular. E atribuiu a culpa de todos seus problemas a Deus.

Bem, concluindo este texto, podemos fazer uma reflexão em tudo isto e pensar quantos “cazuzas” não temos por aí nos nossos dias? Quantas “stamiras” estão na mesma situação? Quantas famílias desestruturadas têm hoje por aí afora?


E como construir um caráter firme pessoal? Nós cremos que Deus, somente ELE pode nos moldar e ajudar em nossos problemas, qualquer que seja o problema não há impossível para Deus e por isso a importância da fé para crermos de todo nosso coração n´ELE e aí passaremos por uma mudança genuína de caráter, pois creio que o propósito primário da Bíblia não é aumentar nosso conhecimento e sim transformar nossa vida.
 

 


0
COMENTÁRIOS

    Se queres comentar ou

 



 
 
ESTÁS EM: - - - A Importância da Fé para a Construção Social da Pessoa
 
 
 
 
RECOMENDAÇÕES
 

Protestante Digital é um diário online gratuito que se financía por meio da publicidade e patrocinadores. Para apoiar nosso trabalho e poder seguir desenvolvendo esta atividade de uma maneira aberta aos leitores, você pode fazer uma doação mediante PayPal ou fazendo uma transferência bancaria (com o assunto: Doação Protestante Digital).

ES85 21000853530200278394
 
PATROCINADORES
 

 
AEE
PROTESTANTE DIGITAL FORMA PARTE DA: Alianza Evangélica Española
MEMBRO DE: Evangelical European Alliance (EEA) y World Evangelical Alliance (WEA)
 

As opiniões vertidas por nossos colaboradores se realizam a nível pessoal, podendo coincidir ou não com a postura da direção de Protestante Digital.