domingo, 16 de junho de 2019   inicía sessão ou registrar-te
 
Protestante Digital
 

 
 
SIGA-NOS EN
  • Twitter
  • Facebook
 

Newsletter
Newsletter, recebe todas as notícias em tua bandeja de entrada
 
 
 

ENCUESTA
Encuesta cerrada. Número de votos: 0
VER MÁS ENCUESTAS
 



 

Palavra de honra

Vamos ser claros: A honra, se tem ou não se tem. Não se pode aparentar.
COM OUTRO RITMO 24 DE ABRIL DE 2012

"A força da honra" é um filme dirigido e interpretado por Alex Hendrick. Narra a história de dois policiais lutando em situações difíceis, e enfrentando junto com seus amigos o desafio mais grande de suas vidas: ser pais. Está realizada pela mesma equipe que participou na conhecida "Prova de fogo" e realmente vale a pena ver, em primeiro lugar, porque são muito poucos os filmes que tratam sobre a honra.



Honra. A muitas pessoas, inclusive lhes parece uma palavra "rara". Já quase ninguém fala sobre isso. Não somente é difícil definir, creio que muitos nem sequer podem compreender do que estamos falando. Acultura de nosso chamado "primeiro mundo" se distancia a passos agigantados de tudo o que tem que ver com fidelidade, compromisso, lealdade e inclusive amizade. A honra não tem lugar em nossa vida, porque nos faz perder muitas oportunidades, nos distancia de situações nas que ganha fácil e rápido; e ainda, desperta em nossa consciência sensações e sensibilidades que não nos servem em absoluto para triunfar na sociedade do consumo. Se alguém sabe que somos pessoas honradas, pode usar isso contra nós, e isto é perigoso.



Como muito, alguns aparentam ter honra, se veêm que esse fato lhes vai ajudar a alcançar suas metas e seus sonhos. Não lhes importa passar por cima de quem seja no entanto que chegue aonde querem chegar. E não importa se estamos falando de negócios, de amizade, de assuntos familiares, ou inclusive de objetivos espirituais!



Se não me crês, olha nas decisões que tomamos e como as levamos adiante. Faz anos, nossos pais fechavam um negócio ou um trato com um simples aperto de mãos e isso era lei.As duas partes assumiam a honra da outra pessoa. Hoje quando se fecha qualquer negócio, tem que pagar quantidades impressionantes a advogados para que estudem a fundo a letra pequena desse contrato, porque inclusive o que um assinou pode chegar a não servir para nada. Todos assumem a desonra da outra pessoa.



Vamos a ser claros: A honra, se tem ou não se tem. Não se pode aparentar. A honra tem que ver com nossa palavra e nosso coração. A honra é a base da confiança e da amizade. Podes crer que tens centenas de amigos se tudo vai bem, mas só conheces aos que realmente são teus amigos quando está em jogo a honra.



Só serás um amigo "como Deus manda" quando estiver disposto a perder tudo, antes que a amizade.



Muitos sofrem quando são traídos, e é normal, porque todos somos de carne e osso. Inclusive a grande maioria dos escritores dos salmos, na Bíblia, falam sobre a traição; o prejuízo que querem que lhes aconteça aos inimigos, e as situações que não entendes da vida. É curioso que a reação dos salmistas é quase sempre a mesma que a nossa: Pedimos a Deus que atue, castigando aos que nos fazem mal e nos traem... mas jamais pensamos que nós também podemos estar falando a outros.



Teve que vir o filho do homem para nos ensinar a ver tudo de outra maneira: a única correta. A honra se tem e se vive, e ponto.



Uma pessoa de honra jamais é derrotada. O que se equivoca sempre é o que trai, ainda que aparentemente pareça ser alguém "inteligente" que ganhou uma batalha. Todos geralmente esquecemos que o que trai jamais conhece a honra.



O verdadeiro amigo não vê a traição, porque sempre espera o melhor do outro Inclusive sendo traído! O herói da humanidade não é Judas, senão Jesus, ainda que muitos se empenhem em imitar mais ao primeiro.Até o último momento da traição, Jesus extendeu a seu "amigo" uma ponte de prata para que renuncia-se a sua traição, mas este não quiz.



Disso se trata a honra, de fazer o correto, de não preocupar-se pelo que as circunstâncias ou outras pessoas possam fazer-nos. De lutar pela amizade, ainda que quem nos traia seja um de nossos melhores amigos.



Porque ahonra vive também do perdão, ainda que normalmente o que atraiçoa jamais possa chegar a entender. É uma lei psicológica quase definitiva que sempre se termina odiando a quem se a ofendido.



Deus é digno de honra e de homenagem, em primeiro lugar porque passa por alto nossas traições e nossas debilidades, e o que quer é voltar a recuperar-nos. Sabe que o preço do perdão é infinito, mas não lhe importa pagar porque despreza uma e outra vez as consequências lógicas de nossa culpabilidade e sai a buscar a quem se perdeu. O "abandona" tudo para encontrar ao que está longe. Faz uma festa quando voltamos a Ele, e não deixa de abraçar-nos para que saibamos que nossa traição está esquecida.



Está fora de toda lógica compreender como segue tengo pessonas que se resistem a amar a um Deus assim.



A honra de Deus é seguir amando e mantendo sua Palavra, ainda quando muitos o desprezem, a Ele e a suas promessas. Essa mesma honra pode "ver-se" em nossas vidas, ainda que seja a uma pequena escala. Beethoven disse um dia que nem ainda por um trono valia a pena trair a verdade e a fidelidade...



Que pena que tenham tão poucos que pensem o mesmo! Somos muito mais parecidos a quem deu de presente tudo por um prato de lentelhas. Os que vivem sem honra e buscam em primeiro lugar o poder e o dinheiro, não é que deixem de ser homenageados, ¡É que nunca o foram!



Não devemos nos enganar. São as pessoas de honra as que realmente sabem viver. Os que triunfam no mais trascendental: a Vida com maiúsculas. Quando estejamos na presença de Deus, levaremos uma das maiores surpresas de nossa vida, ao estar diante daqueles a quem Deus honra. Não serão os que monopolizaram os meios de comunicação, nem os que tem mais seguidores nas redes sociais, nem os que capturaram mais poder ou dinheiro, senão mulheres e homens de honra.



Em muitos casos desconhecidos para quase todos, mas a Bíblia diz que "Deus não se envergonha de ser seu Deus, porque o mundo NÃO é digno deles" (Cf. Hebreus 12)
 

 


0
COMENTÁRIOS

    Se queres comentar ou

 



 
 
ESTÁS EM: - - - Palavra de honra
 
 
 
 
RECOMENDAÇÕES
 

Protestante Digital é um diário online gratuito que se financía por meio da publicidade e patrocinadores. Para apoiar nosso trabalho e poder seguir desenvolvendo esta atividade de uma maneira aberta aos leitores, você pode fazer uma doação mediante PayPal ou fazendo uma transferência bancaria (com o assunto: Doação Protestante Digital).

ES85 21000853530200278394
 
PATROCINADORES
 

 
AEE
PROTESTANTE DIGITAL FORMA PARTE DA: Alianza Evangélica Española
MEMBRO DE: Evangelical European Alliance (EEA) y World Evangelical Alliance (WEA)
 

As opiniões vertidas por nossos colaboradores se realizam a nível pessoal, podendo coincidir ou não com a postura da direção de Protestante Digital.